19 março 2017

Ministro diz que Temer deu aval para demissões após Carne Fraca


O ministro Blairo Maggi disse ao blog neste domingo que o presidente Michel Temer deu aval para que ele promova demissões de indicados políticos no Ministério da Agricultura após a Operação Carne Fraca.

Na sexta, 33 fiscais envolvidos no esquema investigado pela Polícia Federal foram afastados. Eles são suspeitos de fiscalização irregular de frigoríficos e de liberar licenças fora dos padrões sanitários. 

Nesta segunda-feira, o "Diário Oficial da União" deve trazer a exoneração de superintendentes da Agricultura apadrinhados pelo PTB (em Goiás) e pelo PP (Paraná). Gil Bueno (Paraná) e Julio Carneiro (Goiás) estão envolvidos nas irregularidades descobertas pela operação. 

"Eu disse a Temer que, neste momento, vamos fazer as mudanças que devem ser feitas independentemente de vontade ou acordo político. Não tem como continuar do jeito que está. O presidente deu carta branca", disse o ministro. 

Os cargos de segundo e terceiros escalões de ministérios são geralmente usados pelo governo para contemplar a base aliada. Em troca, o Planalto cobra fidelidade em votações no Congresso. PP e PTB integram a base aliada. 

Blairo disse também que vai aproveitar para promover outras mudanças na pasta. 

"Tem muitas coisas que queremos mudar e às vezes sofremos pressão não só externa mas interna, do corporativismo do ministério, que não quer mudanças. Tem um decreto que vai fazer 65 anos agora, que chama Regulamento de Inspeção de Produtos Animais, e todos os ministros que me antecederam tentaram fazer um atualizado. Mas o corporativismo do ministério não deixou. Eu consegui avançar e vamos fazer o lançamento no final do mês."

Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário