10 março 2017

TSE faz acareação entre Marcelo Odebrecht e outros ex-executivos da empreiteira

nistro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin realizou nesta sexta-feira (10) a acareação entre o ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht com os ex-diretores da empresa Hilberto Mascarenhas e Benedito Barbosa Júnior. O depoimento dos três terminou por volta das 19h30, segundo o TSE.
Antes, por volta das 19h10, um dos responsáveis pelo Setor de Operações Estruturadas, Fernando Migliaccio, que já havia prestado depoimento nesta sexta, foi chamado para participar da acareação com os outros três ex-executivos.
Logo depois, às 19h45, teve início a acareação entre Marcelo Odebrecht e Claudio Mello Filho, ex-vice-presidente de Relações Institucionais do grupo.
Em depoimentos separados, os dois contaram sobre um jantar no Palácio do Jaburu em maio de 2014 no qual foi acertada uma doação de R$ 10 milhões para o PMDB, a pedido de Michel Temer. A acareação terminou às 20h30.

Depoimentos

Eles são ouvidos na ação que investiga a campanha de 2014 da ex-presidente Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer.
O tribunal apura desde 2015, a pedido do PSDB, se a chapa vencedora cometeu abuso de poder político e econômico e foi beneficiada com o esquema de corrupção que atuou na Petrobras, além de receber propina. Os advogados de Dilma e de Temer negam.
Além dos três, falarão nesta sexta outros quatro ex-executivos da Odebrecht, de forma individual ou conjunta, para esclarecer fatos já narrados desde a semana passada sobre como a empresa realizava doações eleitorais e se relacionava com políticos.
O depoimento conjunto foi marcado para esclarecer fatos já narrados desde a semana passada sobre como a empresa realizou doações para a campanha de 2014 da ex-presidente Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer, alvo de investigação na Corte eleitoral.
Mais cedo, Benjamin, relator do processo, ouviu Fernando Migliaccio, um dos repensáveis pelo Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, que, segundo os delatores, servia para o pagamento de propina em dinheiro no Brasil e contabilizava os pagamentos ilícitos.
Marcelo, Hilberto e Benedito fizeram a acareação por meio de videoconferência, já que depuseram, respectivamente, de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
Benedito deixou o TRE-RJ por volta das 21h.
Nas delações da Odebrecht, os três contaram como se operava o caixa dois na campanha de 2014, com repasse de doações não declarados à Justiça.

Outros depoimentos

Depois da segunda acareação, o TSE passou a ouvir Maria Lúcia Tavares, que também trabalhou no departamento de propinas da Odebrecht. Ela fala por videoconferência do TRE da Bahia.
Em seguida, depôs José de Carvalho Filho, ex-funcionário que recebia pedidos de parlamentares por doações e levava as solicitações aos executivos da construtora.

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/tse-faz-acareacao-entre-marcelo-odebrecht-e-outros-ex-executivos-da-empreiteira.ghtml

Estudantes poderão concorrer a vagas não preenchidas do Fies a partir do dia 20


Estudantes interessados em obter financiamento estudantil poderão concorrer a partir do dia 20 deste mês às vagas não preenchidas no processo seletivo do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições deverão ser feitas exclusivamente na página do Sistema de Seleção do Fies, o    FiesSeleção, na internet.
Neste semestre, o Fies ofereceu 150.538 vagas para 1.599 instituições, abrangendo 29.293 cursos. O Ministério da Educação (MEC) ainda não informou quantas são as vagas remanescentes, uma vez que o processo regular ainda não foi finalizado. Estão abertas até dia 17 as inscrições da lista de espera.
As vagas remanescentes são voltadas para candidatos que tenham participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, obtido nota mínima de 450 pontos nas provas e não ter tirado nota zero na redação. Além disso, é necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários-mínimos. Podem participar da seleção inclusive aqueles que já tentaram o financiamento pelo processo seletivo regular e não obtiveram sucesso.
O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.
Após o registro no FiesSeleção, o candidato deverá concluir a inscrição no Sistema informção do Fies(Sisfies) nos dois dias úteis subsequentes. Os prazos de inscrição variam de acordo com a condição do estudante.  Veja os prazos estabelecidos pelo MEC:
De 20 a 24 de março – Estudantes não graduados, inscritos no processo seletivo regular do Fies referente ao primeiro semestre de 2017 e que não tenham obtido o contrato de financiamento pelo Fies;
De 22 a 24 de março – Estudantes graduados, inscritos no processo seletivo regular do Fies referente ao primeiro semestre de 2017 e que não tenham obtido o contrato de financiamento pelo Fies;
De 25 a 31 de março – Estudantes não graduados, inscritos para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior em que não está matriculado;
De 27 a 31 de março – Estudantes graduados, inscritos para uma vaga remanescente em curso de instituição em que não está matriculado;
De 25 de março a 22 de maio – Estudantes não graduados, inscritos para uma vaga remanescente em curso da instituição em que está matriculado;
De 27 de março a 22 de maio – Estudantes graduados, inscritos para uma vaga remanescente em curso da instituição em que está matriculado.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

Edital do concurso para Soldado da PM PI é lançado nesta sexta-feira(10)



Autoridades se reúnem para assinatura do Edital concurso


O Comandante Geral Coronel Carlos Augusto participou de solenidade de lançamento do edital do concurso para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Piauí. As inscrições deverão começar na próxima segunda-feira (13), por meio do site da NUCEPE (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos) da Universidade Estadual do Piauí.


Estão sendo ofertadas 400 vagas, das quais 10% serão destinadas às candidatas do sexo feminino. Os novos policiais serão distribuídos por 10 cidades do interior do Piauí, como Parnaíba, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Corrente.

Segundo o Coronel Carlos Augusto, esse é o início de um processo de seleção que visa fortalecer a Segurança Pública do Piauí, que resulta de um esforço feito pelo Comando da PMPI e Governo do Estado para reforço do efetivo. Para o Secretário de Segurança Capitão Fábio Abreu, o objetivo deste edital é contemplar as unidades do interior do Estado, onde há mais necessidade de aumento de efetivo, e ressaltou o trabalho digno de elogios realizado pelos profissionais dessas regiões. 

Também estiveram presentes o Secretário de Administração Franzé, que assinou o edital do concurso juntamente com o Coronel Carlos Augusto, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar Coronel Drummont, o Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa Coronel Sérgio e o Vereador do Angelim Cabo Neto, dentre outras autoridades, oficiais e praças. Segue ao lado anexo I do Edital com o cronograma do concurso.

Critérios de Admissão no Concurso CFSD

Para ingressar na Polícia Militar do Piauí por meio do Curso de Formação de Soldados, segundo edital recém-lançado do concurso, é preciso ter ensino médio completo, ter idade entre 18 e 30 anos durante o período de inscrição e ter classificação e aptidão em todas as etapas do Concurso (1ª Prova escrita objetiva, 2ª exames de saúde, 3ª teste de aptidão física, 4ª teste psicológico e 5ª investigação social), dentre outros critérios especificados em edital.

Texto: Aluna CFC Larissa
Fotos: Sargento F. Carvalho
http://www.pm.pi.gov.br/noticia.php?id=2265

Fonte: http://nossoparanarn.blogspot.com.br/2017/03/edital-do-concurso-para-soldado-da-pm.html

Neste sábado dia 18 de Março !

A imagem pode conter: 1 pessoa, chapéu e texto